Folha de S. Paulo


Sandoval Cardoso toma posse como governador do Tocantins

O deputado estadual do Tocantins Sandoval Cardoso (SDD) foi eleito indiretamente, por volta das 12h deste domingo (4), para o cargo de governador do Estado até o dia 31 de dezembro. Ele tomou posse na tarde de hoje.

A escolha foi feita pelos deputados da Assembleia Legislativa do Tocantins 30 dias depois da renúncia do governador Siqueira Campos (PSDB) e do vice João Oliveira (DEM) –hoje era a data-limite para realização de eleições. O vice-governador eleito é o empresário Tom Lyra (PR).

Cardoso obteve 15 dos 21 votos. Os deputados Marcelo Lelis (PV) e Eli Borges (Pros) obtiveram dois votos cada um, e José Augusto (PMDB) e Paulo Mourão (PT), um voto cada um.

A Casa tem 24 deputados, mas dois deles se ausentaram sob justificativa de problemas de saúde e o governador eleito não votou.

"MANDATO TAMPÃO"

Siqueira Campos se afastou do governo para que seu filho, Eduardo Siqueira Campos (PTB), possa ser candidato ao governo estadual nas eleições de outubro.

O vice-governador, João Oliveira Cardoso, anunciou sua renúncia em carta publicada no "Diário Oficial" do Estado. No documento, ele diz que será "instrumento do partido e do grupo político para ampliar as bases".

Cardoso, até então presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, assumiu a cadeira de governador interino no dia 4 de abril e convocou eleições indiretas para hoje, trinta dias após as renúncias. O novo governador cumprirá um "mandato tampão" até o fim do ano.

O novo presidente da Assembleia, que também assumiu o cargo hoje, é o deputado Osires Damásio (DEM).


Endereço da página:

Links no texto: