Folha de S. Paulo


Aécio planeja usar ausência de Dilma em debates na TV

A oposição adotou uma estratégia para tentar constranger Dilma Rousseff toda vez que ela se recusar a ir a um debate televisivo entre os candidatos presidenciais: pressionar para que emissora deixe, e mostre, a cadeira vazia reservada para a petista.

Segundo a Folha apurou, nos convites que recebe, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) tem feito essa exigência para participar do evento.

Os candidatos já foram convidados para 11 debates, entre os quais um a ser realizado pela Folha, associada ao SBT e ao UOL. Ao discutir as regras do debate com a Folha, porém, Aécio não fez a exigência de que a cadeira de Dilma fosse mostrada vazia.

Candidato à Presidência, Aécio está em segundo lugar nas pesquisas e afirmou a pessoas com quem conversou recentemente que negociará com o ex-governador Eduardo Campos (PSB-PE), que também deve disputar o cargo, uma ação conjunta com esse propósito.

A tática parte da avaliação segundo a qual um candidato ausente a debates passa a imagem de arrogante e perde votos com isso. Nos bastidores, integrantes da pré-campanha de Dilma dizem que ela será seletiva. O PT trabalha para que a presidente vá ao menor número possível de "ringues televisivos".


Endereço da página: