Folha de S. Paulo


Prefeito de BH sinaliza que pode ser candidato ao governo de Minas

Faltando dois dias para terminar o prazo de desincompatibilização para quem ocupa cargos executivos e pretende disputar as eleições deste ano, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), sinalizou nesta quarta-feira (2) que pode se candidatar ao governo de Minas.

"Há uma conversa, muitos apelos, não só de partidos, mas também de formadores de opinião e pessoas da comunidade, de uma maneira geral, que querem ter mais uma opção de candidatura", disse Lacerda, embora tenha repetido que tem um "compromisso com a cidade", expressão que vem empregando desde o ano passado para afastar a possibilidade de candidatura.

A dúvida sobre a candidatura ganhou um ingrediente a mais de suspense porque Lacerda disse que nesta quinta-feira (3) terá um encontro com o senador Aécio Neves (PSDB). Lacerda integra o grupo político de Aécio, embora os dois sejam de partidos diferentes.

Essa possibilidade de candidatura é uma situação nova no PSB mineiro. Há duas semanas, Lacerda foi procurado por filiados do PSB-MG que reclamaram que as bases da sigla não tinham sido ouvidas para construção de acordo feito pelos pré-candidatos ao Planalto Aécio e Eduardo Campos (PSB-PE).

Aécio e Campos presidem nacionalmente os seus respectivos partidos e fizeram um acerto pelo qual o PSDB apoiaria o PSB em Pernambuco e o contrário ocorreria em Minas. Lacerda apoiou os pessebistas locais que o procuraram e, publicamente, disse que uma negociação partidária "não é uma simples adesão a uma campanha majoritária, com tempo de TV".

"É preciso que haja uma articulação, que se participe de todo o processo. Eu fui procurado por muitos companheiros e estou ajudando", afirmou Lacerda.

Ao mesmo tempo, integrantes do PSB mineiro diziam que nas pesquisas de intenção de voto internas do partido –que não podem sem publicadas, porque não foram registradas na Justiça Eleitoral– o pré-candidato do PSDB ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, já lançado em um evento público do partido, não estaria bem nas pesquisas.

As mesmas pesquisas mostrariam Lacerda disputando a dianteira com o ex-ministro Fernando Pimentel, o pré-candidato do PT.


Endereço da página: