Folha de S. Paulo


Militantes usam máscara de Edward Snowden na abertura do Fórum Social

Uma marcha dominada por centrais sindicais marcou na tarde desta quinta-feira (23) a abertura oficial do Fórum Social Temático, em Porto Alegre.

A passeata contou com centenas de apoiadores de entidades como CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical e União Geral dos Trabalhadores do Brasil, mas teve poucos ativistas de movimentos que costumam participar do fórum.

O evento, criado como contraponto ao Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), reúne movimentos sociais e organizações de esquerda na capital gaúcha. Além dos sindicatos, a marcha contou com militantes de partidos políticos, como integrantes da Juventude do PT e do PSB.

Militantes da União da Juventude Socialista e de um grupo de mídia alternativa confeccionaram mil máscaras com o rosto do americano Edward Snowden e distribuíram aos participantes. Eles pedem que o Brasil conceda asilo ao ex-técnico que revelou detalhes sobre o programa de espionagem dos EUA.

"[As máscaras] são uma forma de interagir com a população", diz Giovani Mangia, 29, que distribuía o material. Ativistas de movimentos feministas e grupos de estudantes também participaram do evento. Cada grupo trazia cartazes com suas reivindicações, como plebiscito para a reforma política ou software livre.

O prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo (PMDB), e o ex-governador gaúcho Olívio Dutra (PT) estiveram na caminhada. O Fórum Social Temático vai até o próximo domingo (26).


Endereço da página:

Links no texto: