Folha de S. Paulo


Gleisi tirará férias até o dia 27 e, na volta, começará transição na Casa Civil

Uma das principais auxiliares da presidente Dilma Rousseff, a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) entra de férias a partir da próxima segunda-feira (13). O retorno está previsto para o dia 27, quando ela deve iniciar a transição do cargo e deixar o Planalto para se candidatar ao governo do Paraná.

O ministro Aloizio Mercadante (Educação) é o mais cotado para assumir o posto.

Pelas legislação, ministros que vão disputar as eleições de outubro precisam deixar a Esplanada dos Ministérios até o início de abril.

Mercadante diz que rumor sobre sua saída do Ministério da Educação é 'especulação'

A ministra deve reassumir sua vaga no Senado e dividir as atividades com a campanha. Em dezembro, Gleisi afirmou que pretendia deixar a Casa Civil em janeiro para se dedicar ao pleito, mas que a saída dependia da presidente.

Pedro Ladeira/Alan Marques/Folhapress
Dilma deve substituir Gleisi Hoffmann por Aloizio Mercadante no comando da pasta da Casa Civil
Dilma deve substituir Gleisi Hoffmann por Aloizio Mercadante no comando da pasta da Casa Civil

A expectativa é de que Gleisi e Alexandre Padilha (Saúde), candidato do PT ao governo de São Paulo, iniciem a reforma ministerial até fevereiro.

Nesta semana, a presidente começou as conversas com aliados sobre a mudança em seu primeiro escalão, recebendo o vice-presidente Michel Temer. As negociações devem ser intensificadas a partir da próxima semana.

Os ministros Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gilberto Carvalho (Secretaria Geral), considerados da cozinha do Planalto, retornam das férias na próxima semana.


Endereço da página:

Links no texto: