Folha de S. Paulo


Barbosa autoriza transferência de presas do mensalão para Belo Horizonte

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, acatou pedidos das defesas da ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello e da ex-diretora da SMPB Simone Vasconcelos e autorizou a transferência das duas para Belo Horizonte (MG).

Ainda não há informações sobre quando a transferência será realizada.

Mais cedo, as duas, que estavam num Batalhão da Polícia Militar dentro do complexo penitenciário da Papuda, haviam sido transferidas para o Presídio Feminino do Distrito Federal, conhecido como Colmeia.

A determinação para a transferência do batalhão da PM para Colmeia havia sido dada pela VEP (Vara de Execuções Penais) do Distrito Federal na última quinta-feira (28).

O despacho que tratou da transferência das duas condenadas foi o mesmo em que três juízes da VEP determinaram o fim de qualquer tratamento desigual concedido aos presos do mensalão.

No documento, além de pedir a transferência de Rabello e Vasconcelos para o presídio feminino, eles criticaram o fato dos condenados do mensalão receberem visitas fora dos dias e horários determinados para os demais presos. Também disseram que havia desigualdade relativa à alimentação dos detentos.

A transferência de Rabello e Vasconcelos aconteceu às 15h40 sob escoltada de agentes penitenciários e da Polícia Civil.


Endereço da página:

Links no texto: