Folha de S. Paulo


Serra defende investigação de cartel em todo o país

O ex-governador José Serra (PSDB) defendeu nesta quarta-feira (14) que sejam investigadas todas as licitações de trem, metrô e energia do país, inclusive as do governo federal.

"Se é para fazer investigação, que se faça sobre tudo", afirmou Serra, em entrevista concedida em Curitiba.

Serra diz que 'certamente será candidato a alguma coisa' em 2014

As declarações vêm em sincronia com o que disse na terça-feira (13) o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), cujo Estado está no centro das investigações do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) sobre a prática de cartel em licitações de trem e metrô.

Alckmin afirmou que o cartel foi formado em outros contratos públicos pelo país, e recomendou aos demais governadores que investiguem o caso em seus Estados. O governo paulista já acusou o Cade de agir como "polícia política" do PT para prejudicar a imagem das gestões tucanas em São Paulo.

"Infelizmente, o Cade fez uma coisa curiosa", afirmou o ex-governador Serra. "Abriu investigação, mas parece só ter levantado dois casos. Ora, a Siemens fornece para o Brasil inteiro e para o governo federal. Então, vamos pôr tudo", disse.

Pedro Ladeira/Folhapress
O ex-governador de SP José Serra (PSDB); na capital paranaense, ele pediu que denúncias fossem apuradas em todo o país
O ex-governador de SP José Serra (PSDB); na capital paranaense, ele pediu que denúncias fossem apuradas em todo o país

Serra afirmou que os contratos na área elétrica merecem especial atenção, já que a Siemens, delatora do esquema, e outras empresas envolvidas na investigação são fornecedoras de equipamentos para usinas hidrelétricas.

"Essas empresas aí são as principais fornecedoras de equipamentos elétricos, para hidroeletricidade, por exemplo, e o principal comprador é o sistema Eletrobrás", disse Serra. "Ou seja, aí há muita coisa para fazer, e eu insisto, também na área elétrica."

O ex-governador disse que a atitude de Alckmin de processar a Siemens foi "corretíssima".

Serra esteve em Curitiba para visitar o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), e a Pastoral da Criança.


Endereço da página:

Links no texto: