Folha de S. Paulo


Pressionado, governador do RS recebe índios em Porto Alegre

Em mais um dia de protesto de índios no Rio Grande do Sul, o governador Tarso Genro (PT) decidiu receber lideranças indígenas no Palácio Piratini para discutir os conflitos de terra.

Na segunda-feira (3), índios bloquearam quatro rodovias no interior do Estado em manifestação contra o plano do governo federal de rever a política de demarcação (reconhecimento oficial) de terras indígenas. Eles também pediam mais atenção do governo do Estado para a questão indígena.

Índios protestam contra mudança na política de terras
Índios fecham estradas no Rio Grande do Sul

Nesta terça (4), um bloqueio foi feito mais uma vez na BR-285, em Mato Castelhano (301 km de Porto Alegre). A pista foi liberada para a passagem de veículos apenas uma vez por hora. A manifestação acabou no fim da tarde.

O encontro com Tarso não estava previsto na agenda oficial do governador.

Tarso disse no evento que está disposto a compartilhar o pagamento de indenizações a agricultores afetados pelas demarcações e defendeu uma "conciliação" entre os dois lados. Ele também citou demarcações promovidas pelo governo federal quando foi ministro da Justiça, entre 2007 e 2010.

A ministra Gleisi Hoffmann defende que a pasta, a qual a Funai (Fundação Nacional do Índio) está subordinada, deixe de ser a única responsável pelos processos de demarcação

No final do encontro, Tarso recebeu um cocar de presente dos líderes e posou com o adereço.


Endereço da página:

Links no texto: