Folha de S. Paulo


Com convicções retrógradas, Cunha pretende retrocesso, diz leitora

Depois de derrotado, Cunha reage com ameaças e consegue impor o financiamento empresarial das campanhas eleitorais, base da deformação de nosso sistema (Câmara aprova doações de empresas e fim da reeleição ). Agora quer avançar sobre as terras indígenas (Senadores falam em 'atentado' a indígenas ). Não foi para isso que elegemos esses deputados, para se ajoelharem aos pés de um parlamentar investigado e truculento que, com suas convicções retrógradas e a serviço de elites, pretende levar o país ao retrocesso.

VILMA AMARO (Ribeirão Pires, SP)

Ed Ferreira - 27.mai.2015/Folhapress
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (centro), na sessão desta quarta sobre a reforma política
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (centro), na sessão desta quarta sobre a reforma política

*

A proposta sobre o fim da reeleição não deveria restringir-se somente ao Poder Executivo, mas também estender-se ao Legislativo. É utópico, porém, pensar que a Câmara aprovaria algo que tirasse tanto poder dos próprios deputados.

SAMUEL JONATHAN DA SILVA PEREIRA (Sumaré, SP)

*

As doações de empresas são o DNA da corrupção empresarial na política. Acabam legitimando a propina aos partidos para poderem formar seu fundo de campanha, dada a desigualdade que estabelecem na disputa eleitoral.

ANTÔNIO BEETHOVEN CUNHA DE MELO (São Paulo, SP)

*

Vejo que o PSDB aderiu em peso à manobra de Eduardo Cunha (Aval a financiamento privado de campanha é obtido com ameaças ) votando favoravelmente à emenda que autoriza doações de empresas aos partidos políticos –exceção feita a um deputado. Espera-se agora que tenham a grandeza de não mais deitar falação sobre a corrupção na política.

SIDNEI JOSÉ DE BRITO (São Paulo, SP)

*

Depois de Paulo Roberto Costa ter declarado na Lava Jato que nenhuma empresa faz doação eleitoral "de graça" é desalentador ver o presidente da Câmara manobrando para garantir a continuidade do financiamento eleitoral por empresas. Essa reforma política lamentavelmente tem sido feita na base da pressão e da chantagem, muito distante do que ecoaram as jornadas de junho de 2013 e as manifestações desse ano. O Congresso Nacional de joelhos a interesses nada republicanos continuará não nos representando.

LICA CINTRA (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: