Folha de S. Paulo


Leitores comentam declaração de Gilmar Mendes sobre o STF

Externo meu desagrado com as colocações de Gilmar Mendes em relação aos demais ministros, nomeados nos últimos três governos, que passam a ser considerados "bolivarianos". Tratou-se de demonstração de descortesia para com seus pares e com o STF –sobretudo em relação aos ministros que, posteriormente ao julgamento do mensalão, deram margem à decisão contrária à condenação por formação de quadrilha. Eles não devem ter-se curvado a nenhum entendimento "bolivariano", mas ao que entenderam como correto ante sua consciência jurídica.

LUIZ PHILIPPE DA COSTA FERNANDES (Rio de Janeiro, RJ)

*

O atual modelo de composição do STF (Supremo Tribunal Federal) é um vício congênito do nosso país, fruto das tentativas de copiar o sistema jurídico norte-americano. Carece de legitimidade popular e confere risco à imparcialidade e à independência da corte, ferindo a divisão de Poderes e o Estado democrático de Direito. O seu aperfeiçoamento depende da implantação do critério proporcional nas indicações, como ocorre nas cortes constitucionais europeias, com a participação direta dos três Poderes na indicação dos ministros. Somente assim se poderá afastar o risco de termos uma corte bolivariana.

RENATO VAQUELLI FAZANARO (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br


Endereço da página:

Links no texto: