Folha de S. Paulo


Segundo leitor, é 'histórico vermos tantos poderosos irem para a cadeia'

Num país em que a chaga da corrupção é endêmica, epidêmica e sistêmica e nos anestesiamos ao ponto de acharmos normais as práticas de corrupção, não deixa de ser histórico vermos tantos poderosos irem para a cadeia de uma só vez.

As cenas de pastelão protagonizadas por José Dirceu e José Genoino, com um dos punhos cerrado e dizendo-se indignados com a Justiça brasileira, são pueris e de uma canalhice atroz; certamente entrarão para o anedotário da política nacional.

Eles foram presos por corrupção. Não deixa de ser simbólico que, no aniversário da Proclamação da República, a Justiça brasileira fez o básico ao cumprir a lei e colocar na cadeia os antigos arautos da moralidade.

LUIZ THADEU NUNES E SILVA (São Luís, MA)

*

O julgamento do ex-guerilheiro, ex-ministro e brasileiro honrado José Dirceu pelo STF foi claramente político, de exceção. Nós, brasileiros decentes e esclarecidos, estamos indignados. O deputado federal José Genoino, tal como Dirceu, também trabalhou fortemente ao longo da sua vida pela construção e consolidação da democracia brasileira.

LAFAIETE LUIZ DO NASCIMENTO (Aracaju, SE)

*

Como escreveu Fernando Rodrigues na sua coluna "No dia da República" ("Opinião", ontem), foi simbólica a coincidência de, no dia em que se comemora a Proclamação da República, acontecer o primeiro fato relevante no combate à corrupção no Brasil, com dona de banco presa e políticos importantes também.

A lei se cumpriu, mesmo que tardiamente. A grande vitória é, a meu ver, do STF, que procurou fazer justiça com a ação equilibrada da ministra Rosa Weber, principalmente, e do ministro Joaquim Barbosa, que combateu com veemência as tentativas de manobras pouco republicanas. Ganhou o Brasil!

FRANCISCO SÉRGIO RUIZ (São Bernardo do Campo, SP)

*

Mudemos o feriado de 15 de novembro de Proclamação da República para Moralização da República. Parabéns ao ministro Joaquim Barbosa pela competência e coragem ao colocar na cadeia essa corja de corruptos.

ARLEY ARAÚJO (Pouso Alegre, MG)

*

José Genoino tem uma história de vida que não condiz com o linchamento moral e político a que está sendo submetido por meio de ataques de setores da elite conservadora brasileira, que não reconhecem os avanços sociais proporcionados por governos de esquerda. Genoino, no íntimo de seu coração, deve estar arrependido de não ter sido uma das vítimas da ditadura militar na guerrilha do Araguaia. Quem sabe assim o tratamento dado a ele não seria o de herói brasileiro?

A justiça, mais uma vez, tarda e falha.

GERALDO TADEU SANTOS ALMEIDA (Itapeva, SP)

*

Soube que José Genoino se considera um preso político. Acredito que ele seja um "genuíno" político preso. Para esclarecer aos menos avisados e para tirar a máscara dos hipócritas, vale lembrar que a composição da corte que o condenou foi escolhida em sua maioria pelos governos do PT. Agora, esperemos para ver se a "presidenta", para não ter que pisar na lama, vai ficar calada, visando a sua reeleição no próximo ano.

HUMBERTO DE LUNA FREIRE FILHO (São Paulo, SP)

*

O país teve ratificada a sua Proclamação da República. Joaquim Barbosa nos brindou e espargiu nossa felicidade ao recolocar nosso comboio nos trilhos. Não poderia ser mais apropriada e oportuna essa coincidência comemorativa da "res publica".

MAURICIO ALVES (Vila Velha, ES)

*

São tristes as cenas de personagens ícones das lutas pela democracia entregando-se para serem presos por determinação do STF. Dirceu e Genoino, na verdade, são vítimas de um sistema mercenário da política brasileira, no qual, se não pagar, não governa. O que é revoltante é que essa ação pode ser inócua se a intenção for a moralização e o fim dessa prática sistemática de corrupção e desvios de verbas públicas.

As trocas de favores e as exigências de verbas complementares a emendas parlamentares para que sejam aprovados projetos governamentais são a perpetuação do mensalão. Com certeza, os mesmos juízes que julgam e condenam a prática sabem que outras formas de mensalão estão em andamento.

GERALDO FERNANDES (Araraquara, SP)

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br


Endereço da página:

Links no texto: