Folha de S. Paulo


Galhos de árvore que resistiu ao 11/9 vão para cidades alvos de terrorismo

Gabriel Cabral/Folhapress
Guia fala sobre a única árvore que sobreviveu aos atentados de 11 de Setembro de 2001 em NY
Guia fala sobre a única árvore que sobreviveu aos atentados de 11 de Setembro de 2001 em NY

Galhos da única árvore que sobreviveu ao ataque no World Trade Center, em 11 de setembro de 2001, serão entregues a comunidades dos Estados Unidos e da França que foram alvos de recentes ataques terroristas.

San Bernardino, a cidade da Califórnia onde um casal atirou em 14 pessoas em dezembro passado, e Orlando, na Flórida, onde um homem armado matou 49 em uma boate gay neste ano, receberão os galhos da "Árvore Sobrevivente", disse em um comunicado o Memorial e Museu do 11/9.

O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Marc Ayralt, aceitará os galhos da planta em Nova York oficialmente neste final de semana, anunciou nesta quarta-feira (14) o consulado.

A França enfrentou recentemente vários atentados, desde um ataque com armas e bombas em Paris, que matou 130 pessoas em novembro passado, até um atentado com um caminhão que atropelou uma multidão deixando 86 mortos em julho. Ambos os atos terroristas foram reivindicados pela milícia Estado Islâmico.

"Depois do 11/9, a Árvore Sobrevivente se tornou um símbolo da fortaleza e da resiliência de nosso país", declarou o presidente do memorial, Joe Daniels, em um comunicado divulgado na segunda-feira.

"Como as árvores crescem e se desenvolvem, esperamos que inspirem o povo de França, Orlando e San Bernardino e que continuem recuperando-se e curando-se", declarou.

A Árvore Sobrevivente, uma pereira Callery, foi descoberta nos escombros do World Trade Center em outubro de 2001, durante as operações para limpar o local. Desde então foi cuidada e replantada no Memorial 11/9.


Endereço da página:

Links no texto: