Folha de S. Paulo


Fã escala Trump Tower com ventosas para declarar apoio a candidato

Veja vídeo

Um homem tentou escalar nesta quarta-feira (10) a Trump Tower da Quinta Avenida de Manhattan, que sedia o QG da campanha de Donald Trump e também a cobertura triplex onde o presidenciável republicano mora com a mulher, Melania, e o filho deles, Barron.

Na véspera, o aventureiro de identidade ainda desconhecida, apelidado de Homem-Aranha pela mídia local, postou um vídeo na internet declarando seu apoio ao candidato.

Lucas Jackson/Reuters
Homem usa ventosas para escalar a Trump Tower, em Nova York, para demonstrar apoio ao republicano
Homem usa ventosas para escalar a Trump Tower, em Nova York, para demonstrar apoio ao republicano

"O motivo pelo qual escalei sua torre era para chamar sua atenção", ele diz. "Sou um pesquisador independente atrás de um encontro privado com você, para discutir um assunto importante. Garanto que é do seu interesse honrar esse pedido. Acredite: se meu propósito não fosse significativo, não arriscaria minha vida por ele."

No vídeo, o jovem aparece de perfil e capuz preto, na frente de um quadro com a imagem de um pato. Seu pseudônimo no YouTube é Leven Thumps, protagonista de uma série literária infanto-juvenil.

"Para qualquer um assistindo, por favor faça este vídeo viralizar, para que chegue ao sr. Trump. E saia de casa e vote no sr. Trump nas eleições de 2016", afirma mais adiante.

Usando ventosas, o alpinista alcançou o 21 de 58 andares do edifício de estrutura espelhada, segundo a rede CNN. A polícia posicionou duas bolsas de ar gigantes no térreo, para proteger o jovem de uma eventual queda.

Para falar com o rapaz de cabelos longos e boné de beisebol, agentes quebraram janelas e ergueram uma escada. Esperavam que ele se cansasse, em vão. Dois policiais acabaram o puxando para dentro do edifício por volta das 18h30 (19h30 do Brasil).

Meia hora depois, o chefe de operações especiais do Departamento de Polícia de Nova York, Harry Wedin, tuitou "#trabalhoexcepcional" e afirmou que o rapaz foi detido.

Trump, em campanha no Estado de Virginia, não estava no prédio no momento.


Endereço da página:

Links no texto: