Folha de S. Paulo


Coreia do Norte anuncia teste bem-sucedido de sistema antiaéreo

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, supervisionou um teste bem-sucedido de um novo sistema antiaéreo, anunciou neste sábado (2) a agência oficial norte-coreana KCNA.

O projétil foi lançado de uma região perto da costa leste do país, segundo fontes militares da Coreia do Sul. Foi um míssil de curto alcance de terra-ar.

KCNA/AFP
Foto divulgada pela Coreia do Norte mostra teste de sistema anti-aéreo
Foto divulgada pela Coreia do Norte mostra teste de sistema anti-aéreo

Este é o mais recente de uma série de testes de mísseis realizados por Pyongyang, em meio à tensão na península coreana.

"Kim dirigiu o teste de um sistema antiaéreo teleguiado de um novo tipo e, sob sua observação, foram lançados foguetes antiaéreos que impactaram com precisão em falsos alvos aéreos inimigos", indicou a KCNA.

O anúncio foi feito em meio à Cúpula de Segurança Nuclear, que reúne 52 países em Washington.

KCNA/Reuters
Ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, faz visita a fábrica neste sábado (2)
Ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, faz visita a fábrica neste sábado (2)

Horas antes, paralelamente à cúpula, o presidente Barack Obama se reunira com o presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, e o premiê do Japão, Shinzo Abe, pedindo que os países aumentem a pressão sobre Pyongyang pelos recentes testes de mísseis. Os três líderes alertaram que poderiam tomar novas ações para conter as ameaças norte-coreanas.

A atitude da Coreia do Norte nas últimas semanas fez com que o Conselho de Segurança da ONU aprovasse as mais duras sanções contra o país em duas décadas. No entanto, tais represálias internacionais muitas vezes não surtem efeito.

Obama teve conversas separadas com o presidente da China, Xi Jinping, aliado mais próximo da Coreia do Norte, e disse que ambos queriam ver a "total implementação" das sanções. Xi, contudo, não mostrou interesse em ir além de sua aprovação das medidas no Conselho de Segurança da ONU.


Endereço da página:

Links no texto: