Folha de S. Paulo


Shimon Peres se sente bem, mas seguirá internado, diz assessoria

O ex-presidente de Israel e Prêmio Nobel da Paz Shimon Peres, 92, se sente bem depois de ter sido internado na noite de domingo (24) com dores no peito e arritmia cardíaca, informou sua assessoria nesta segunda-feira (25). No entanto, ele deve permanecer por mais alguns dias no centro médico Sheba, perto de Tel Aviv, para que possa seguir sob observação.

Peres passou por novos exames cardíacos, mas nenhuma anormalidade foi detectada, segundo o comunicado da assessoria.

Baz Ratner/Reuters
O ex-presidente Shimon Peres, ao deixar o hospital no dia 19; ele voltou a ser internado neste domingo
O ex-presidente Shimon Peres, ao deixar o hospital no dia 19; ele voltou a ser internado neste domingo

No dia 14 de janeiro, Peres foi internado também com dores no peito e teve de ser submetido a um cateterismo depois de um ataque cardíaco.

Peres deixou a Presidência de Israel em 2014. Desde então, continua atuando na ONG Centro Peres para a Paz, que promove a coexistência pacífica entre árabes e judeus. Em 70 anos de carreira, foi três vezes primeiro-ministro.

Em 1994, ele recebeu o Prêmio Nobel de Paz devido à assinatura do Acordo de Oslo no ano anterior com os palestinos. Ele previa as negociações para que fosse criado um Estado palestino independente e soberano.

O acordo, no entanto, nunca avançou. Em setembro, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, disse ter se retirado do pacto devido à paralisação das negociações com o governo do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu.


Endereço da página:

Links no texto: