Folha de S. Paulo


Áustria defende expulsão da Grécia do espaço Schengen por refugiados

A ministra do Interior da Áustria, Johanna Mikl-Leitner, ameaçou neste sábado (23) a Grécia com uma "exclusão provisória" do espaço de livre circulação Schengen caso o país não reforce os controles nas fronteiras para conter o fluxo constante de migrantes.

"Se o governo de Atenas não fizer mais pela segurança das fronteiras externas da União Europeia, teremos que falar abertamente de uma exclusão provisória da Grécia do espaço Schengen", declarou Mikl-Leitner à edição de domingo do jornal alemão "Die Welt", de acordo com trechos divulgados neste sábado (23).

"Quando um Estado do espaço Schengen não cumpre duradouramente suas obrigações e só aceita ajuda a contragosto, então não está proibido pensar neste extremo", completou a ministra.

Ela disse que é um "mito" a ideia de que "a fronteira Grécia-Turquia não pode ser controlada".

"A paciência de muitos europeus chegou ao limite. Falamos muito, agora temos que agir. Trata-se de proteger a estabilidade, a ordem e a segurança na Europa", insistiu.

Os países europeus acusam a Grécia, que sofre uma profunda crise econômica, de não fazer o suficiente para proteger suas fronteiras, principal porta de entrada de migrantes na UE. Foram mais de 800 mil em 2015.

Em dezembro, no entanto, a União Europeia descartou a hipótese de afastar a Grécia provisoriamente do espaço Schengen de livre circulação, uma possibilidade especulada por alguns meios de comunicação.


Endereço da página:

Links no texto: