Folha de S. Paulo


Hillary critica acordo de comércio assinado por Obama com 11 países

Principal nome democrata para a disputa presidencial de 2016, Hillary Clinton disse nesta quarta (7) que não apoia o Tratado Transpacífico (TTP), assinado pelo correligionário Barack Obama com o Japão e outros dez países na última segunda (5).

"Hoje não sou a favor do que sei sobre ele", disse Hillary à rede PBS, em sua declaração mais dura sobre o governo do democrata desde que lançou sua candidatura.

"Disse desde o princípio que tinha que ser um acordo comercial que criasse bons empregos nos EUA, aumentasse os salários e melhorasse nossa segurança nacional", afirmou a democrata, que esteve envolvida nas negociações quando era secretária de Estado (2009-2013).

"Não acredito que ele vá atingir essas expectativas."

O maior acordo regional de comércio da história foi assinado após quase oito anos de negociações. Os integrantes do tratado perfazem cerca de 40% da economia mundial, e o texto do acordo tem potencial para reescrever as regras do comércio global.

Com essa posição, Hillary se aproxima do grande bloco democrata que questiona o acordo por, teoricamente, pôr em risco os empregos nos EUA. Seu principal opositor na disputa pela vaga democrata, o senador Bernie Sanders, também se opôs ao TTP.

Além de cortar tarifas de importação entre seus parceiros, o acordo facilita as transações ao estabelecer regras uniformes para diversos setores.


Endereço da página: