Folha de S. Paulo


Aventura de Putin na Crimeia irrita Ucrânia; veja vídeo e fotos

Veja vídeo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, exercitou seu conhecido estilo aventureiro nesta terça-feira (18) ao fazer um mergulho de submarino no Mar Negro, na costa da península da Crimeia. A visita de Putin à região provocou tensões com a Ucrânia.

O líder russo desceu a 83 metros de profundidade para observar os recém-descobertos destroços de um navio bizantino que naufragou na região há cerca de mil anos.

A ida de Putin à Crimeia foi vista pelas autoridades da Ucrânia como uma provocação, pois a região é disputada entre os dois países. A Rússia anexou a região após um referendo na Crimeia em março de 2014 não reconhecido pela comunidade internacional.

A anexação da Crimeia se insere no contexto do conflito armado entre o Exército e separatistas pró-russos no leste da Ucrânia.

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, afirmou em publicação em sua página no Facebook que a visita de Putin à Crimeia sem o consentimento de Kiev era "um desafio ao mundo civilizado" e que teria o objetivo de exacerbar o conflito no leste da Ucrânia.

Em resposta a Poroshenko, Putin afirmou à agência de notícias estatal Sputnik que "o futuro da Crimeia foi decidido pelas pessoas que vivem nesse território", em referência ao referendo de 2014. "Eles aprovaram a reunificação com a Rússia. Ponto final."

ESPÍRITO AVENTUREIRO

O mergulho de submarino desta terça-feira não foi inédito para Putin. Em julho de 2013, ele desceu ao fundo do Mar Báltico, na costa da Finlândia, para observar um naufrágio do século 19.

O estilo de vida aventureiro do líder russo é propagandeado pelo Kremlin a fim de ajudar a construir a figura de um líder carismático.

Putin é descrito em seu website oficial como um amante de animais, carros e esportes —ele é faixa preta de judô.

Fotos divulgadas pelo governo russo mostram Putin nadando nas águas da Sibéria, caçando animais descamisado e saltando de asa delta, entre outras aventuras.


Endereço da página:

Links no texto: