Folha de S. Paulo


John Kasich se candidata e vira o 16º republicano na corrida à Casa Branca

Aaron P. Bernstein/Reuters
O governador de Ohio, John Kasich, anuncia em Columbus sua candidatura à Presidência dos EUA
O governador de Ohio, John Kasich, anuncia em Columbus sua candidatura à Presidência dos EUA

O governador do Estado de Ohio, John Kasich, anunciou nesta terça-feira (21) sua candidatura à Presidência dos Estados Unidos. Ele se torna o 16º postulante republicano na corrida à Casa Branca.

"Decidi concorrer à Presidência dos Estados Unidos. Eu tenho a habilidade, tenho a experiência. Tenho a experiência e as avaliações, as avaliações que preparam você para o trabalho mais importante do mundo."

Seus principais trunfos deverão ser sua experiência em segurança nacional e seu governo em Ohio. Em quatro anos de mandato, ele conseguiu deixar a economia em estado superior à crise de 2008 e diminuir o desemprego.

"Nós vamos levar as lições que aprendemos aqui na nossa terra e consertar o nosso país", disse. "Este sonho americano é essencial para o futuro do nosso país. Mas eu tenho que dizer: há muita gente hoje nos EUA que não tem certeza de que o sonho americano é possível, de que ele está vivo."

Editoria de Arte/Editoria de Arte
Presidenciaveis EUA

O anúncio da candidatura foi feito dentro da Universidade do Estado do Ohio, na capital Columbus, da qual o presidenciável foi aluno.

Esta não é a primeira vez que Kasich concorre à Presidência americana. Ele entrou rapidamente entre os candidatos republicanos em 2000, mas desistiu meses depois diante do crescimento de George W. Bush, que viria a ser presidente por dois mandatos.

Nos anos seguintes, ele deixou a política, atuou fundos de investimento e foi apresentador do canal Fox News. Em 2010, concorreu e venceu a eleição para o governo de Ohio, cargo para o qual foi reeleito em 2014.

No entanto, ele não aparece entre os mais bem colocados entre os republicanos. Segundo a média das pesquisas do site RealClearPolitics, ele aparece com 1,5% de preferência entre os republicanos, ao lado de Rick Santorum.

Novamente, Kasich poderá perder a indicação para um Bush –neste caso, o ex-governador da Flórida Jeb Bush. Irmão e pai de ex-presidentes, Jeb aparece como um dos favoritos, ao lado dos senadores Ted Cruz e Marco Rubio.

MODERADO

Dentre os republicanos, ele é considerado um dos moderados, tomando medidas que seriam mais comuns para seus adversários democratas. Isso provocou críticas entre membros mais tradicionais do partido.

Kasich expandiu a reforma de saúde de Barack Obama em Ohio e disse que os políticos devem "atingir e ajudar as pessoas que vivem nas sombras", contra o menor nível da interferência do Estado pregado pelos republicanos.

Por sua atuação como presidente da Comissão de Orçamento da Câmara durante o governo Bill Clinton, ele é visto como um dos candidatos que teria maior facilidade para lidar com uma futura oposição democrata.


Endereço da página:

Links no texto: