Folha de S. Paulo


Presidente cogita declarar Áden como capital provisória do Iêmen

O presidente do Iêmen, Abdo Rabu Mansur Hadi, se reuniu neste domingo (22) com civis e militares de cinco províncias do sul do país para estudar a possibilidade de declarar a cidade costeira de Áden como a capital provisória do país, informou à Efe uma fonte próxima a Hadi.

A fonte informou que Hadi, que deixou neste sábado a capital Sana, controlada desde setembro por rebeldes xiitas houthis, se encontrou com governadores e debateu como proteger Áden de um eventual ataque e a importância de preservar a legitimidade constitucional.

Ao chegar a Áden o chefe de Estado retirou, em comunicado, a renúncia ao cargo que havia feito em janeiro. Ele também declarou ilegítimas todas as decisões adotadas após o movimento rebelde dos houthis tomar o controle da capital do país, Sanaa, em 21 de setembro do ano passado. Hadi deixou sua casa em Sana, neste sábado, depois de semanas em prisão domiciliar determinada pelos rebeldes.

No último mês, o grupo xiita estendeu as áreas sob seu controle no Iêmen e no último dia 6 de fevereiro dissolveu o parlamento e anunciou a formação de um conselho presidencial para governar o país interinamente por dois anos.


Endereço da página: