Folha de S. Paulo


Premiê indiano anuncia avanços em acordo nuclear civil com os EUA

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, anunciou neste domingo (25) ter chegado a um pacto com o presidente americano, Barack Obama, de relançar o acordo de cooperação no domínio da energia nuclear civil, paralisado há seis anos.

"Tenho o prazer de anunciar que, seis anos após a assinatura do nosso acordo bilateral, avançamos para uma cooperação comercial compatível com as nossas leis e obrigações legais internacionais", disse Modi durante uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente dos Estados Unidos.

Os dois países assinaram um acordo em 2008, que permite o acesso da Índia à tecnologia nuclear civil, mas que nunca foi implementado em razão da legislação indiana, que prevê que os construtores das usinas nucleares sejam responsabilizados por eventuais acidentes, uma possibilidade que assustava grupos nucleares estrangeiros.

O premiê não deu detalhes sobre os avanços realizados, mas a Índia propôs que um "pool de seguradoras" indenize os construtores em caso de acidente, de acordo com a imprensa local.

"Hoje fizemos progressos em duas questões que dificultavam a nossa capacidade de executar nossa cooperação nuclear civil e estamos comprometidos a nos orientar no sentido da sua plena implementação", disse Obama.

VIAGEM ENCURTADA

Neste sábado (24), o porta-voz da presidência americana anunciou que Obama decidiu encurtar sua estadia na Índia e cancelar sua visita ao Taj Mahal para viajar à Arábia Saudita.

Obama e Michelle, sua mulher, viajarão a Riad na terça-feira (27) para apresentar suas condolências "em nome do povo americano" ao novo rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdul-Aziz al-Saud, após a morte de seu meio-irmão Abdullah.


Endereço da página:

Links no texto: