Folha de S. Paulo


Emboscada contra policiais mata 22 pessoas no Quênia

Pelo menos 22 pessoas, 20 policiais e dois civis, morreram numa emboscada no norte do Quênia neste sábado (1º) –informou a polícia neste domingo (2).

O balanço anterior falava em dois civis, oito agentes mortos e mais 12 desaparecidos.

O ataque ocorreu na zona de Kapedo, na região pobre, árida e afastada do lago Turkana, onde as incursões e os ajustes de contas entre comunidades são frequentes.

O comboio policial atacado tentava realizar uma operação de segurança na zona após a morte de cinco pessoas na semana passada em outro ataque, informou a polícia.

A escassez de poços e de zonas de pecuária aumentam os conflitos entre comunidades da região, povoada sobretudo por criadores nômades, principalmente das tribos Turkana e Pokot.

A polícia, que suspeita da tribo Pokot, aumentou a segurança da região.

Há dois anos, mais de 40 policiais foram assassinados cerca de cem quilômetros ao norte de onde ocorreu a emboscada mais recente.

O presidente Uhuru Kenyatta irá nesta segunda-feira ao local dos acontecimentos com o ministro do Interior, Joseph Ole Lenku.

"Tomaremos medidas firmes contra aqueles que matam membros das forças de segurança nesta região", garantiu Kenyatta, que pediu para que a tribo Pokot denuncie os autores do ataque.


Endereço da página: