Folha de S. Paulo


Corpos de passageiros do vôo MH17 são levados para estação de trem na Ucrânia

Pelo menos 196 corpos dos passageiros do Boeing da Malaysia Airlines que caiu há três dias na Ucrânia foram levados por separatistas para a estação de trem da cidade de Torez.

A Folha visitou o local, a 15 km do lugar da queda do avião. Os corpos foram transportados de caminhão e estão em vagões refrigerados, mas, por enquanto, sem qualquer confirmação do seu destino.

Membros da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) estiveram nesta manhã na região onde caiu na quinta-feira (17) boa parte dos destroços do vôos MH17 com 298 pessoas a bordo.

Leandro Colon/Folhapress
Vagao dos corpos
Vagões refrigerados armazenam ao menos 169 corpos de passageiros do Boeing da Malaysia Airlines

Assim como nos dias anteriores, eles foram guiados por rebeldes separatistas, que controlam a área.

Na prática, esses integrantes da OSCE são mais observadores do que investigadores de acidente aéreo.

A Folha retornou neste domingo à área da queda do avião. Apesar da retirada dos corpos, pedaços da fuselagem do Boeing e bagagens e outros pertences dos passageiros continuam espalhados, sem qualquer proteção para uma investigação independente.

O governo ucraniano tem acusado os separatistas pró-Rússia de alterar a área para impedir uma apuração que comprove o envolvimento deles na derrubada do Boeing.

Eles controlam não só o espaço onde caiu o avião, mas toda a região, administrada pela cidade de Donetsk, também sob o poder deles.

Os Estados Unidos acusam o grupo de ter abatido o avião com míssil supostamente fornecido pelos russos.

Veja vídeo


Endereço da página:

Links no texto: