Folha de S. Paulo


Putin se reúne com Obama e presidente eleito da Ucrânia

O presidente americano, Barack Obama, e o presidente russo, Vladimir Putin, se encontraram durante as comemorações dos 70 anos do desembarque aliado na Normandia, em 1944.

"O presidente Obama e o presidente Putin conversaram durante o almoço que reuniu os líderes. Foi uma conversa informal - e não uma reunião bilateral formal", afirmou o assessor Ben Rhodes.

As relações entre os dois países ficaram estremecidas após a anexação da península da Crimeia pela Rússia em março.

Putin também se reuniu com pela primeira vez com o presidente eleito da Ucrânia, Petro Poroshenko, durante as comemorações do desembarque da Normandia,

Segundo a imprensa francesa, o encontro, que durou 15 minutos, aconteceu antes de um almoço que contou com a participação de 19 chefes de Estado, entre eles os presidentes da França, François Hollande, dos Estados Unidos, Barack Obama, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

Na reunião, realizada um dia antes de Poroshenko tomar posse de sua acusação no parlamento de Kiev após vencer as eleições de 25 de maio, ambos os líderes abordaram a possibilidade de buscar um "cessar-fogo" na Ucrânia "nos próximos dias ", fez saber o entorno de Hollande.

Além disso, trataram de "possíveis medidas" para reduzir a tensão, enquanto segue a sublevação pró-russa em duas regiões do leste da Ucrânia de fronteira com a Rússia.

Moscou enviará amanhã um embaixador a Kiev, afirmaram as fontes da presidência francesa.


Endereço da página: