Folha de S. Paulo


Governadora do Arizona veta lei que permite rejeitar gays

A governadora do Arizona, Jan Brewer, vetou nesta quarta um projeto de lei do Estado que permitia aos donos de estabelecimentos negarem atendimento a gays por motivos religiosos.

Brewer afirmou que a medida traria "consequências negativas e involuntárias". Ela havia passado pela Câmara estadual, dominada pelos republicanos, mesmo partido da governadora.

Mesmo políticos republicanos, porém, se voltaram contra a proposta, atacada com virulência por ativistas de direitos de homossexuais.

No Twitter, os dois senadores federais do Arizona, John McCain e Jeff Flak, ambos republicanos, postaram textos quase idênticos, afirmando que esperavam que Brewer vetasse a medida.

Um executivo da Apple, que planeja construir uma grande fábrica em Mesa, ligou para Brewer para instá-la a rejeitar o projeto. Até mesmo a NFL, liga do futebol americano no país, ameaçou retirar o próximo Super Bowl do Arizona, para onde está marcado, temendo má publicidade.

W. Douglas Parker, presidente-executivo e do conselho da American Airlines, enviou uma carta à governadora mencionando a "recuperação econômica" do Estado e afirmando que "na comunidade empresarial, existe preocupação legítima de que esse projeto, caso assinado, coloque em risco tudo aquilo que realizamos até agora".

com informações do "New York Times"


Endereço da página: