Folha de S. Paulo


Mentor de ataque a Malala assume chefia do Taleban paquistanês

O conselho diretor (shura) do Taleban paquistanês anunciou ontem que o mulá (líder religioso) Maulana Fazlullah é o novo comandante do grupo radical islâmico.

Ele substitui Hakimullah Mehsud, morto há uma semana em um bombardeio de um drone (avião não tripulado) americano.

Tido como linha-dura dentro da organização, Fazlullah foi o mentor do ataque a tiros à jovem Malala Yousafzai, 16, em outubro de 2012, por considerá-la "propagandista do Ocidente" ao incentivar mulheres a estudar.

Thir Khan/AFP
Maulana Fazlullah é apresentado como novo líder do Taleban no Paquistão
Maulana Fazlullah é apresentado como novo líder do Taleban no Paquistão

Fazlullah é original do vale de Swat, na fronteira com o Afeganistão, onde o novo líder insurgente teria se refugiado em diversas ocasiões.

Ele planejou o atentado que resultou na morte do general Sanaullah Khan Niazi, comandante das forças militares de Swat. Seu perfil radical leva a crer em um retrocesso nas negociações de paz com o governo.

Após a morte de Mehsud, os talebans escolheram Khan Said como seu substituto, mas uma suposta resistência interna a seu nome fez a shura reunir-se novamente.

Fazlullah lutou contra tropas americanas após os EUA invadirem o Afeganistão, em 2001. Três anos depois, voltou ao Swat e abriu uma rádio local para propagar suas ideias religiosas --daí o apelido "Mulá Rádio".


Endereço da página: