Folha de S. Paulo


Naufrágio de barco com imigrantes deixa 4 mortos em Miami

Pelo menos quatro pessoas morreram e 11 foram resgatadas depois que um pequeno barco, superlotado com supostos imigrantes do Haiti e da Jamaica, naufragou perto da costa de Miami, informou nesta quarta-feira a Guarda Costeira dos Estados Unidos.

Os sobreviventes foram encontrados agarrados ao caso do barco a motor, de 4,5 a 6 metros, depois um telefonema recebido pelo serviço de emergência 911 de Miami por volta da 1 hora (2 horas em Brasília) da madrugada desta quarta-feira, disse a oficial Sabrina Laberdesque.

"Até o momento, foram recuperados quatro corpos de mulheres e conseguimos salvar 11 pessoas, sendo que uma foi transferida com urgência ao Hospital Mount Sinai" de Miami, confirmou à Agência Efe um porta-voz da guarda-costeira.

Nenhum dos imigrantes usava colete salva-vidas, destacou a Guarda Litorânea, que enviou ao local do naufrágio três embarcações e um helicóptero, que ainda seguem buscando vítimas.

Embora as autoridades ainda estejam investigando o caso e as causas do naufrágio, o porta-voz indicou que por enquanto a pessoa mais jovem a bordo era uma adolescente de 15 anos que figura entre os sobreviventes.

Por enquanto os nomes das pessoas falecidas, assim como dos resgatados não serão divulgados, indicaram as autoridades.

"Este caso trágico volta a lembrar os riscos de viajar em uma embarcação sobrecarregada durante a noite sem equipamentos salva-vidas a bordo", disse o capitão encarregado das operações de resgate Austin Gould em um comunicado.

A Flórida costuma ser destino de embarcações com imigrantes ilegais de Cuba, pela proximidade geográfica. Embora seja menos comum a chegada de imigrantes do Haiti, eles também arriscam a vida tentando chegar em barcos rudimentares e após o pagamento de milhares de dólares a traficantes de pessoas no Caribe.


Endereço da página: