Folha de S. Paulo


De Blasio vence primárias democratas e é favorito para a prefeitura de NY

O defensor público de Nova York Bill de Blasio venceu na terça-feira as primárias democratas para a eleição municipal de 5 de novembro e passa a ser o favorito para suceder Michael Bloomberg a partir de 2014.

Entre os republicanos, Joseph Lhota, ex-presidente da Autoridade de Transporte Metropolitano, venceu a disputa.

Considerado o candidato mais à esquerda entre os democratas, De Blasio tinha 40,2% dos votos, contra 26,1% do ex-auditor financeiro Bill Thompson e 15,5% da atual presidente do Conselho Municipal e favorita no início da campanha, Christine Quinn, com 97% dos votos apurados.

Os candidatos nas primárias precisavam de 40% dos votos para evitar uma disputa entre os dois mais votados. De Blasio ainda precisa confirmar o resultado, mas Lhota soma 52,7% dos votos e está garantido na disputa.

Nova York é tradicionalmente democrata, o que transforma o vencedor das primárias do partido no favorito na disputa para suceder Bloomberg, que deixará o cargo em 31 de dezembro após 12 anos de poder e duas reeleições.

Apesar da maioria democrata na cidade, nos últimos 20 anos Nova York teve dois prefeitos republicanos: Rudolph Giuliani (1994-2001) e Bloomberg, que se tornou independente em 2007.

De Blasio, um americano de origem italiana de 52 anos, casado com uma negra e com um filho de 15 anos, se posicionou desde o início como o candidato "anti-Bloomberg" e centrou a campanha no tema 'desigualdades'.

Seu avanço nas últimas semanas coincidiu com a queda de Quinn, uma lésbica declarada com ampla trajetória em cargos eletivos e que recebeu o apoio dos principais jornais da cidade, como o New York Times e o Daily News.


Endereço da página: