Folha de S. Paulo


Sobe para cinco o número de mortos após explosão em trem de carga no Canadá

A polícia do Canadá informou que o desastre com um trem de carga desgovernado transportando tanques de petróleo matou ao menos cinco pessoas, após descarrilar em alta velocidade e explodir na manhã de sábado (6).

Segundo as autoridades, cerca de 40 pessoas ainda estão desaparecidas. O acidente ocorreu no meio da pequena cidade canadense Lac-Megantic, de cerca de 6 mil habitantes perto da fronteira com Maine, nos Estados Unidos. Testemunhas disseram que o centro da cidade estava cheio na ocasião.

Christinne Muschi/Reuters
Bombeiros trabalham no local do acidente com um trem desgovernado na cidade de Lac-Megantic, na província de Quebec, no Canadá
Bombeiros trabalham no local do acidente com um trem na cidade canadense de Lac-Megantic; cinco pessoas morreram

Quatro dos vagões de tanques pressurizados pegaram fogo e explodiram, formando uma bola de fogo em forma de cogumelo a centenas de metros do solo.

Uma autoridade da The Montreal, Maine & Atlantic, a empresa que opera o trem, disse que o veículo estaria estacionado distante da cidade e não tinha ninguém a bordo quando descarrilou.

"Não sabemos ao certo o que aconteceu, mas o engenheiro fez tudo certo. Ele havia estacionado o trem e esperava sua liberação... de alguma forma, o trem se soltou", disse o vice-presidente de marketing, Joseph R. McGonigle, à Reuters.

Os trilhos passam perto de um bar popular entre os jovens. Yvon Rosa, testemunha ocular do acidente, disse que tinha acabado de sair do bar quando viu o trem em alta velocidade avançando.

Moradores disseram aos repórteres terem ouvido cinco ou seis grandes explosões. Quase 12 horas após o descarrilamento, um vagão ainda ardia em chamas.

A polícia impôs um cordão de isolamento de 1 quilômetro ao redor do local da explosão e evacuou cerca de mil pessoas de suas casas.

ACIDENTE

Segundo a empresa The Montreal Maine & Atlantic, o trem vinha da Dakota do Norte com cinco locomotivas e 77 vagões. O veículo transportava petróleo para o Canadá e parou no povoado vizinho de Nantes para trocar a equipe de condução.

O trem deveria ter ficado parado durante a noite e seguir viagem na manhã seguinte, mas, por razões que ainda não foram determinadas, começou a avançar e se mover nos trilhos, embora a empresa diga que o sistema de freios estava acionado.

O veículo avançou 13 km sem condutor, em meio a uma região montanhosa e descarrilou ao chegar ao centro de Lac-Mégantic. O petróleo transportado caiu em um rio que passa pelo centro de Lac-Mégantic. Ainda não há estimativas sobre o impacto ecológico do acidente.


Endereço da página:

Links no texto: