Folha de S. Paulo


Bombeiros buscam 80 desaparecidos em explosão de trem no Canadá

Equipes dos bombeiros e da polícia continuam neste domingo as buscas por 80 pessoas desaparecidas após o descarrilamento de um trem na cidade de Lac-Mégantic, no Canadá. O acidente causou a explosão de dezenas de vagões-tanque que levavam petróleo e deixou pelo menos três mortos.

Devido à explosão, cerca de 40 casas e estabelecimentos comerciais foram destruídos. Dentre ele, um bar onde os bombeiros dizem que estavam 50 pessoas no momento da explosão, na madrugada de sábado. Os agentes afirmam que estas pessoas não puderam sair, o que pode elevar o número de mortos.

As operações de busca dos desaparecidos começaram na madrugada de domingo. Os socorristas ingressavam cautelosos nos destroços do trem, mais de 24 horas após a catástrofe. Dois dos 77 vagões da composição ainda passavam por trabalho de rescaldo.

Os agentes ainda esperam a chegada de mais espuma usada contra incêndio de combustíveis, que viriam do Maine, Estado americano vizinho à cidade. O acidente forçou a retirada de cerca de 2.000 das 5.000 que moram em Lac-Mégantic, que ainda estão fora de casa.

O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, disse que está muito abalado e ofereceu a ajuda nacional à cidade. "Meus pensamentos e orações estão com as pessoas de Lac-Mégantic. Gostaria de oferecer minhas condolências às famílias das vítimas".

ACIDENTE

Segundo a empresa The Montreal Maine & Atlantic, responsável pela composição, o trem vinha da Dakota do Norte com cinco locomotivas e 77 vagões. O veículo transportava petróleo para o Canadá e parou no povoado vizinho de Nantes para trocar a equipe de condução.

O trem deveria ter ficado parado durante a noite e seguir viagem na manhã seguinte, mas, por razões que ainda não foram determinadas, começou a avançar e se mover nos trilhos, embora a empresa diga que o sistema de freios estava acionado.

O veículo avançou 13 km sem condutor, em meio a uma região montanhosa e descarrilou ao chegar ao centro de Lac-Mégantic. O petróleo transportado caiu em um rio que passa pelo centro de Lac-Mégantic. Ainda não há estimativas sobre o impacto ecológico do acidente.

O número de vagões informados é menor que o divulgado pelas autoridades de Québec, que se referiram a 72 vagões. Cada um deles carregava 100 toneladas de petróleo. O acidente provocou um incêndio gigantesco. Cerca de 150 bombeiros continuam combatendo as chamas, muitos deles vindo do Maine, nos Estados Unidos.


Endereço da página: