Folha de S. Paulo


Israel responde a ataque de foguetes vindos da faixa de Gaza

As Forças de Defesa de Israel atacaram quatro alvos na faixa de Gaza na manhã de segunda-feira (24), respondendo ao lançamento de foguetes contra o sul do território israelense.

Na madrugada, seis mísseis haviam sido disparados a partir desse estreito de terra, acionando sirenes de segurança. Dois deles foram interceptados pelo Domo de Ferro, sistema de defesa aérea israelense. Os outros quatro caíram em área aberta. Não houve dano ou vítimas, segundo informações da Polícia.

A troca de hostilidades ocorre após semanas de calma na fronteira entre Israel e o território de Gaza, governado pela facção palestina Hamas. A passagem de Erez, para a entrada ao norte da faixa, foi fechada pelo governo israelense.

O Exército israelense afirma em nota oficial que as operações militares atingiram "estruturas terroristas", incluindo dois depósitos de armas.

Após conflito em novembro do ano passado, na operação israelense Pilar Defensivo, Israel e Hamas mantêm cessar-fogo na região mediado pelo Egito.

Dessa maneira, a Inteligência israelense e a mídia palestina têm apontado que o recente disparo de foguetes é obra de grupos extremistas na faixa de Gaza que fogem ao controle do Hamas, como o Jihad Islâmico.


Endereço da página: