Folha de S. Paulo


Tempestade Barry avança para o México e ameaça produção de petróleo

A tempestade tropical Barry, a segunda da temporada de furacões no Atlântico Norte, avança pelo golfo do México e deverá atingir o litoral do país homônimo nesta quinta-feira. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, o fenômeno está a 45 km do Estado de Veracruz, na região central do país.

O fenômeno, que estava se movendo a cerca de 7 km/h com ventos máximos constantes de quase 75 km/h, deve dissipar-se sobre o sul do México na sexta-feira. Dentre as instalações ameaçadas, estão refinarias e plataformas de petróleo da região, uma das maiores produtoras do mundo.

A refinaria de petróleo Minatitlán, da estatal mexicana Pemex, e a usina nuclear Laguna Verde, ambas em Veracruz, estão sendo monitoradas de perto, disse Noemi Zoila, chefe dos serviços de emergência do governo local.

Três grandes terminais de exportação de petróleo na costa do Golfo do México --Coatzacoalcos, Cayo Arcas e Dos Bocas-- foram fechados na quarta-feira por causa da chuva forte e da visibilidade reduzida.

Algumas cidades da região estão em alerta e foram preparados locais e suprimentos para atender até 360 mil desalojados.

A primeira tempestade tropical da temporada de furacões no Atlântico de 2013, Andrea, formou-se no golfo do México em 5 de junho e avançou sobre Flórida, Geórgia e Carolina do Norte, nos Estados Unidos.


Endereço da página: