Folha de S. Paulo


Elizabeth 2ª não irá a reunião da Comunidade Britânica no Sri Lanka

O Palácio de Buckingham informou nesta terça-feira que a rainha Elizabeth 2ª, 87, não irá à reunião da Comunidade Britânica de Nações, que será em novembro no Sri Lanka. Ela será representada na reunião pelo príncipe Charles.

A assessoria da família real britânica não deu detalhes sobre o motivo da decisão, mas a imprensa britânica informa que o cerimonial tem avaliado a necessidade de limitar as viagens internacionais da monarca devido à sua idade avançada.

Outra preocupação seria a saúde da rainha que, em março, foi internada com intoxicação alimentar após uma viagem que fez ao interior da Inglaterra. Por causa disso, ela adiou uma viagem à Itália.

Esta será a primeira vez em 40 anos que a rainha não vai a uma reunião da Comunidade Britânica. Elizabeth 2ª só não esteve na primeira reunião dos 54 países que a têm como chefe de Estado, em 1971. A ultima reunião ocorreu em 2011, na Austrália.

O encontro citado é realizado a cada dois anos e reúne os chefes de Governo durante vários dias para abordar assuntos de interesse comum. No último, foi sugerida pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron, a mudança na linha sucessória do trono real.

Com a avaliação, o primeiro filho do príncipe William, cuja mulher, Kate Middleton, está grávida, será o terceiro na linha sucessória, sendo menino ou menina. O primeiro é o príncipe Charles e o segundo, William.


Endereço da página: