Folha de S. Paulo


Califórnia reforça segurança em aeroporto e eventos esportivos

Aeroportos e grandes eventos ao redor dos EUA reforçaram sua segurança e passaram a operar em estado de alerta momentos depois dos atentados a bomba na Maratona de Boston, na tarde de segunda-feira.

No aeroporto de Los Angeles, alvo de um atentado a bomba frustrado em 1999, a polícia aumentou a presença de policiais e cães farejadores logo na tarde de segunda-feira.

Na mesma noite, no principal estádio de beisebol da cidade e um dos maiores do mundo, a segurança foi reforçada com um esquadrão antibombas para um jogo acirrado entre Dodgers e San Diego Padres. Houve um minuto de silêncio em homenagem às vítimas.

O Departamento de Polícia de Los Angeles avisou que continuaria em alerta para outros eventos esportivos e qualquer outro com grande concentração de pessoas, como a etapa da Fórmula Indy em Long Beach, no próximo final de semana, que recebe anualmente cerca de 170 mil espectadores em três dias de GP.

O aeroporto nova-iorquino de La Guardia foi esvaziado por 15 minutos na manhã desta terça após um pacote suspeito ser encontrado em um terminal, atrasando os voos domésticos e regionais em cerca de 1h30. No Logan Airport, de Boston, um avião da US Airways foi estacionado longe dos terminais para que uma mala fosse examinada, enquanto os passageiros eram transferidos de ônibus.

O xerife do condado de Los Angeles, Lee Baca, ele próprio um maratonista, disse a um jornal local que o reforço policial aconteceria também em prédios do governo e transporte público, mas sem deixar afetar as "liberdades que os americanos gostam tanto".


Endereço da página: