Folha de S. Paulo


Funcionário japonês emite alerta sobre míssil norte-coreano em vez de terremoto

Um funcionário do governo do Japão se enganou e, em vez de enviar um alerta sobre o forte terremoto que atingiu a região neste sábado, anunciou o lançamento de um míssil norte-coreano.

Um funcionário do escritório ocidental do ministério dos transportes de aviação de Osaka enviou por engano um e-mail para 87 aeroportos noticiando que a Coreia do Norte havia lançado um míssil.

A mensagem que deveria ter sido enviada era para checar sobre os danos em aeroportos depois do terremoto que atingiu o Japão neste sábado.

Entretanto, em vez disso, o funcionário mandou um e-mail que já estava pronto sobre um ataque norte-coreano.

O erro foi corrigido seis minutos depois, mas pelo menos um voo doméstico foi sofreu atrasos por causa da mensagem, segundo o ministério.

ABALO

O terremoto de 6 graus na escala Richter que atingiu neste sábado a costa do mar do Japão, no oeste do país, deixou pelo menos 19 feridos em cinco municípios e pequenos danos em alguns edifícios, mas não ativou o alerta de tsunami.

O tremor, de nível 6 na escala japonesa, com foco maior nas zonas afetadas do que na intensidade do sismo, aconteceu às 5h33 locais perto da ilha de Awaji e seu hipocentro foi registrado a dez quilômetros de profundidade, especificou a Agência Meteorológica do Japão.


Endereço da página: