Folha de S. Paulo


Papa Francisco indica espanhol para supervisão de ordens religiosas

O papa Francisco fez neste sábado sua primeira nomeação, indicando o espanhol José Rodríguez Carballo, 59, para ser o número dois do departamento responsável pela supervisão de todas as ordens religiosas. Ele é o líder da principal ordem franciscana do mundo.

A chamada Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica é liderada pelo cardeal brasileiro João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília. O órgão integra a Cúria Romana e é um dos que deverá passar por reformas, segundo analistas.

Carballo é ministro-geral da Ordem Franciscana dos Frades Menores (OFM), a ordem franciscana de maior importância no mundo, em que o titular é considerado sucessor de são Francisco de Assis. O frade procede de uma família de agricultores espanhóis pobres que emigraram para a Alemanha.

O religioso galego se formou em seminários de Zamora e La Coruña e é autor de alguns livros e artigos sobre vida consagrada e religiosa. Em 1973, ele foi morar em Jerusalém, onde cursou estudos teológicos e foi ordenado sacerdote quatro anos mais tarde na igreja de são Salvador.

Membro das Congregações para a Evangelização dos Povos e para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, o franciscano espanhol participou dos Sínodos de Bispos de 2005, 2008, 2010 e 2012, assim como da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano de Aparecida de 2007.


Endereço da página: