Folha de S. Paulo


Corpo de Chávez será embalsamado; saiba mais

O embalsamamento comum tem o objetivo de preservar o cadáver por meio da substituição dos fluidos corporais por um líquido especial, em geral uma combinação de água e formol.

A solução torna o corpo impróprio para a proliferação de bactérias e outros micro-organismos, o que retarda decomposição natural temporariamente, em geral por alguns dias, até o enterro.

Os processos de embalsamamento de longo prazo, como os usados no corpo de Lênin, líder da Revolução Russa morto em 1924, são mais invasivos e podem requerer manutenção constante, a depender da técnica.

No caso de Lênin, o sangue e os líquidos corporais foram retirados e seu sistema circulatório recebeu um fluxo de álcool e glicerina, para evitar a completa desidratação, e a solução de formol. Os órgãos internos também foram removidos -tudo para evitar a proliferação de bactérias.

Para evitar a desidratação do corpo, uma grande manutenção é feita a cada 18 meses: o cadáver é imerso em uma solução com glicerina por mais ou menos um mês.

Ilya Zbarsky, membro do grupo de manutenção do corpo de Lênin, afirmou à BBC em 1999 que as mãos e o rosto eram embebidos nessa mesma solução duas vezes por semana. Acredita-se que os técnicos também apliquem, no rosto e nas mãos, um corante cor-de-rosa para manter a "boa" aparência do corpo.

A umidade do local de exposição do corpo precisa ser mantida em níveis constantes, para evitar o risco de mofo. Pontos escuros no rosto são retocados periodicamente.


Endereço da página: