Folha de S. Paulo


Atentado suicida deixa ao menos cinco mortos no Iraque

Ao menos cinco pessoas morreram e outras 16 ficaram feridas nesta terça-feira após a explosão de um carro bomba em um posto de controle do Exército iraquiano na região norte de Bagdá.

Dentre os mortos, quatro eram soldados iraquianos que estavam de guarda no momento da explosão. Dez outros militares ficaram feridos, e um veículo da base foi danificado, afirmaram as fontes policiais as agências de notícias.

O número de mortos ainda pode ser alterado pois alguns feridos estão em estado grave. Até o momento, nenhum grupo reivindicou o atentado desta terça-feira.

Na última segunda-feira (4), ao menos 23 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas em outro atentado suicida ocorrido na mesma região de Taji, norte de Bagdá, contra membros dos denominados Conselhos de Salvação iraquianos, grupos que colaboram com o governo na luta contra o terrorismo.

Os atentados violentos no Iraque são parte da pressão exercida por outras etnias, em especial sunitas, contra o governo liderado pelos xiitas. Insurgentes islâmicos sunitas lançam ataques frequentes, procurando reacender confronto entre a maioria xiita e também com os curdos.

O temor é que se repita o cenário do fim de 2011 e do início de 2012, quando os sunitas realizaram uma ofensiva contra os xiitas devido à ordem de prisão contra o vice-primeiro-ministro, Tariq al Hashemi.

As ações aconteceram dias após a saída das tropas americanas do Iraque, em dezembro de 2011.


Endereço da página: