Folha de S. Paulo


Argentinos querem 5% do mercado da UE de carne para acordo do Mercosul

Sergio Goya - 27.set.2010/Folhapress
A supporter of Argentina cheers as she waits for the start of the 2018 World Cup qualifier football match against Ecuador in Quito, on October 10, 2017. / AFP PHOTO / Rodrigo BUENDIA
Gado na fazenda, La Luminaria, na Argentina

A Sociedade Rural Argentina (SRA) disse nesta sexta-feira (13) que espera que o Mercosul exporte 400 mil toneladas de carne bovina por ano para a União Europeia, depois de considerar baixa uma oferta inicial da UE nas negociações de ambos os blocos para o livre comércio.

Os quatro membros plenos do Mercosul, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e a UE estão entrando em fase decisiva de prolongadas negociações em que buscam alcançar um acordo inicial até o final deste ano.

O presidente da SRA disse à Reuters que a oferta de uma cota de 70 mil toneladas por ano com tarifas baixas para o envio de carne do Mercosul para a UE é "absurdamente insuficiente".

"Nós (Mercosul) queremos 5% do mercado europeu de carne, que é de 8 milhões de toneladas. Ou seja, esperamos 390 mil, 400 mil toneladas", disse Luis Etchevehere, titular de uma das principais associações agropecuárias da Argentina.

Na semana passada, os principais negociadores da Argentina e do Brasil com Bruxelas também disseram que, depois de negociações com membros do bloco europeu, a oferta para as importações de carne do Mercosul foi decepcionante


Endereço da página: