Folha de S. Paulo


Publicitário usa rede social para criar mural virtual de vagas 'escondidas'

Viumtrampo

O publicitário José Celso de Oliveira, 34, sempre via cartazes de emprego em lojas e restaurantes na região do seu trabalho, no centro de São Paulo.

"A plaquinha fica sempre no canto, escondida. Com tanta gente procurando emprego, quantos vão ver um cartaz desses na rua?", afirma.

Pensando nisso, ele criou o usuário de Instagram "Vi um Trampo" para postar fotos e compartilhar as vagas. A conta existe há três meses e tem 1.557 seguidores.

São vagas de cabeleiro, lojista, cozinheiro, técnico de informática, advogado, gerente, designer, entre outros.

Como a ideia fez sucesso, ele expandiu a proposta para incluir também anúncios virtuais, compartilhados no Facebook ou em outras redes sociais.

Os seus seguidores colaboram, em média, enviando três anúncios por dia no seu e-mail, e Oliveira procura cartazes na rua durante seu intervalo de almoço.

Quem quiser contribuir também pode postar fotos com a hashtag #viumtrampo com o endereço ou nome da empresa.

Ele já recebeu relatos de quem conseguiu trabalho acompanhando a conta. "Já fiquei desempregado, sei como é difícil. Se consegui ajudar uma pessoa com esse trabalho, já está ótimo. Fico feliz, emocionado mesmo."

A página posta também anúncios de outras cidades, especialmente Belo Horizonte (MG), onde morava Oliveira —ele está em São Paulo há três anos.

O desemprego no país ficou em 12,8% no trimestre encerrado em julho, divulgou nesta quinta-feira (30) o IBGE. As vagas informais de trabalho puxam a queda.

Reprodução/Instagram/viumtrampo
Anúncio postado na conta Vi um Trampo
Anúncio postado na conta Vi um Trampo

Endereço da página:

Links no texto: