Folha de S. Paulo


'Custo por clique' cai, e Google tem receita abaixo do esperado

Jeff Chiu/AP
Homem passa em frente a prédio na sede do Google em Montain View, na Califórnia
Homem passa em frente a prédio na sede do Google em Montain View, na Califórnia

A Alphabet, empresa que controla o Google, registrou receitas e lucros abaixo do esperado pelo mercado no primeiro trimestre deste ano. O "vilão" foi o "custo por clique", o valor médio pago pelos anunciantes por anúncios on-line, que caiu 9% em relação ao mesmo período de 2015.

No total, a receita do Google cresceu 17% no período, para US$ 20,26 bilhões, um pouco abaixo dos US$ 20,37 bilhões esperados pelo mercado, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S. O lucro líquido foi de US$ 4,2 bilhões.

Quando os resultados saíram, as ações da empresa no after market (negociações após o fim do pregão) caíram 5%, em grande parte por causa da queda do custo por clique, uma métrica importante para a empresa, já que a maior parte de suas receitas vem de publicidade.

Os negócios da Alphabet classificados como "outros negócios" geraram receita de de apenas US$ 166 milhões no período, e prejuízo operacional de US$ 802 milhões. Nessa conta estão o serviço de banda larga Google Fiber, a Nest, que fabrica produtos para automatização da casa e também os carros automatizados.

Em uma conferência com analistas, Ruth Porat, diretora financeira da holding, também apontou que fatores de câmbio influenciaram no resultado. "Como resultado do fortalecimento do dólar, nós detectamos um impacto negativo de US$ 762 milhões nas nossas receitas, em uma comparação anual", disse.


Endereço da página: