Folha de S. Paulo


Presidente executivo da Telefónica deixará cargo após 16 anos

Juan Medina/Reuters
Cesar Alierta (dir.) e Jose Maria Alvarez-Pallete (esq.) durante conferência realizada em Madri, na Espanha
Cesar Alierta (dir.) e Jose Maria Alvarez-Pallete (esq.) durante coletiva em Madri, na Espanha

A Telefónica informou nesta terça-feira (29) que o executivo César Alierta não será mais o presidente executivo da empresa.

Para o seu lugar, o próprio Alierta indicou o nome de José María Álvarez-Pallete. O Conselho deverá se reunir no dia 8 de abril para aprovar a decisão.

No comunicado, a Telefónica afirma que Alierta, após 16 anos no cargo, considera Pallete 'um gestor mais preparado para enfrentar com êxito os desafios da revolução digital'.

César Alierta permanece no Conselho de Administração, cargo que ocupou por quatro anos antes da presidência, de acordo com a empresa. Ele também será o presidente executivo da Fundação Telefónica.

Durante seu mandato, a Telefónica foi a primeira empresa espanhola a chegar à marca de 100 bilhões de euros em valor de mercado, em 2007, embora esse nível tenha caído para 48 bilhões de euros conforme a companhia passou os últimos anos vendendo ativos e reduzindo seu alto endividamento.

O próprio Alierta indicou Pellete ao cargo de CEO em 2012.

José María Álvarez-Pallete nasceu em Madrid em 1963 e é formado em Economia pela Universidade Complutense de Madrid e da Universidade Livre de Bruxelas. Ele está na Telefónica desde 1999.

Ele é o principal homem por trás da estratégia da empresa de se transformar em um dos principais competidores digitais através de investimentos em redes de Internet de altíssima velocidade e conteúdo premium de televisão, o que tem ajudado o grupo a voltar a crescer.


Endereço da página: