Folha de S. Paulo


Lucro líquido da Cyrela cai 35% no quarto trimestre de 2015

A construtora e incorporadora Cyrela Brazil Realty, que viu seu lucro líquido cair quase 35% no quarto trimestre de 2015, ante mesmo período de 2014, vai manter sua estratégia de venda de estoque e geração de caixa em 2016, além da seletividade nos lançamentos.

A companhia teve lucro líquido de R$ 98 milhões no período. A média das estimativas de analistas apontava lucro de R$ 115,4 milhões.

Em 2015, o lucro total foi de R$ 448 milhões, recuo de 32,3% sobre 2014.

A receita líquida recuou 32,7% ano a ano, a R$ 1,031 bilhão, enquanto o Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) somou R$ 144 milhões, 43,6% menor na comparação anual.

Entre os fatores que pressionaram o resultado, a Cyrela citou a queda nas vendas e uma provisão por distratos (cancelamento de vendas) de R$ 21 milhões. Em janeiro, a Cyrela disse que os lançamentos no trimestre caíram 66,4%, e as vendas recuaram 55,3%.

Contudo, a empresa acredita que os distratos já alcançaram o pico e prevê estabilidade neste indicador em 2016. "O mercado já piorou. Agora estamos em um mercado ruim. Não existem indicadores que apontem para melhora, mas não há indicadores que apontem para uma piora", disse o executivo.

CAUTELA

A menor demanda do mercado exige "cautela com sua solidez financeira e criatividade e inteligência para lançar os produtos certos nas regiões adequada", afirmou a Cyrela em comunicado na quarta-feira (23).

"Janeiro e fevereiro, que já são meses tipicamente difíceis devido a férias e Carnaval, foram reforçados pela insegurança econômica e política. A gente teve que batalhar muito para vender", disse em teleconferência com jornalistas o diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, Eric Alencar.

A companhia lançou três empreendimentos até agora no ano, informou Alencar, com o Valor Geral de Vendas (VGV) somados de 444 milhões de reais. No primeiro trimestre de 2015, a Cyrela fez nove lançamentos, com VGV de 463 milhões de reais.

"A tendência é só lançar produtos diferenciados. Lançar por lançar é prejuízo para o mercado, nós temos o estoque. É muito melhor vender estoque que já lançou do que lançar coisa nova", afirmou Alencar.

Para 2016, a Cyrela prometeu assertividade no lançamento de novos produtos, venda de estoque e geração de caixa.

Em 2015, a Cyrela entregou todas as obras restantes em Natal, Salvador, Florianópolis e Recife. Ainda há três obras não concluídas no Nordeste, além de outras no Norte, esperadas para 2016, disse a companhia, sem detalhar.

"Portanto, os projetos em andamento ficam cada vez mais concentrados no nosso foco de atuação: São Paulo, Rio de Janeiro e na região Sul", afirmou.


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