Folha de S. Paulo


BIS alerta para os riscos de taxa de juros negativa

Gianluca Colla/Bloomberg
Sede do BIS (Banco de Compensações Internacionais), considerado o Banco Central dos Bancos Centrais, refletido em janela, em Basileia (Suiça). *** The headquarters of the Bank for International Settlements (BIS) is reflected in the window of a building in Basel, Switzerland, on Tuesday, June 25, 2013. Central banks can't expand loose monetary policy without exacerbating risks to world economies, the Bank for International Settlements said this week. Photographer: Gianluca Colla/Bloomberg ORG XMIT: 171667062
Sede do Banco de Compensações Internacionais, o Banco Central dos Bancos Centrais, na Suíça

As taxas de juros negativas têm o risco de causar prejuízo quanto maior o tempo e a profundidade com que os bancos centrais da Europa e do Japão se arriscarem nessa política monetária pouco convencional, alertaram neste domingo (6) os economistas do BIS (Banco de Compensações Internacionais).

O BCE (Banco Central Europeu) se reúne na quinta-feira (10), e o mercado espera que a taxa de juros sobre depósitos bancários fique ainda mais negativa, a -0,4%.

Espécie de banco central dos bancos centrais, o BIS apontou que é difícil prever como indivíduos e instituições financeiras irão se comportar se as taxas continuarem caindo abaixo de zero ou permanecerem negativas por um longo período.


Endereço da página:

Links no texto: