Folha de S. Paulo


Tesouro lança programa de leilões diários de títulos até 2 de outubro

Sérgio Lima/Folhapress
BRASÍLIA, DF, BRASIL, 14-02-2007, 10h30: Marcelo Barbosa Saintive, secretário de Acompanhamento Econômico, posa em seu gabinete, no Ministério da Fazenda, em Brasília (DF). (Foto: Sérgio Lima/Folhapress)
Secretário do Tesouro brasileiro, Marcelo Saintive

O Tesouro Nacional anunciou nesta quinta-feira (24) o lançamento de um programa de leilões diários de títulos públicos, que começa nesta sexta-feira (25) e vai até o dia 2 de outubro.

"O objetivo desse programa é fornecer suporte e liquidez ao mercado de títulos públicos e garantir o bom funcionamento desse e de outros mercados correlatos", afirmou a instituição em nota.

Mais cedo, o BC destacou que tem atuado em conjunto com o Tesouro para reduzir a volatilidade nos mercados de câmbio e juros, que têm subido por causa do aumento do risco país.

O BC também anunciou para esta sexta (25) a realização de um novo leilão de novos contratos de swap cambial, de US$ 1 bilhão, e de outra operação de empréstimos de dólares, no mesmo valor.

O Tesouro disse que a emissão de títulos em volumes superiores à sua necessidade de financiamento de curto prazo, desde março, resultou na significativa ampliação do colchão de recursos disponíveis para gestão da dívida pública federal.

"A disponibilidade de recursos no nível mais alto dos últimos anos proporciona, assim, flexibilidade e capacidade para atuar em situações de maior volatilidade, contribuindo para trazer tranquilidade e reduzir o risco de mercado."

Nos leilões diários haverá compra e venda de NTN-F (títulos prefixados) com vencimentos entre 2017 e 2025. Adicionalmente, será realizado leilão extraordinário de venda de LFT (corrigido pela Selic) com vencimento em 2021, na terça-feira (29). Foram cancelados os leilões de LTN (também prefixado) e NTN-F previstos para 1º de outubro de 2015.


Endereço da página:

Links no texto: