Folha de S. Paulo


Lactalis negocia compra de unidades de lácteos da BRF no Brasil

O CEO global da BRF, Claudio Galeazzi, disse na tarde desta quarta-feira (3) que a operação de venda dos ativos lácteos da companhia para a francesa Lactalis pode sair até amanhã.

Segundo ele, a negociação entre as duas empresas "está bem adiantada". A operação envolve a venda de 11 unidades de lácteos da BRF, que, após a operação, abandonará a área.

Alguns detalhes, que podem ou não obstruir a operação, estão sendo discutidos pelas empresas, como o uso, pela Lactalis, da marca Sadia em queijos por um período de tempo pré-determinado. Os ajustes finais, no entanto, não devem alterar de forma significativa o valor da operação, de aproximadamente R$ 1,6 bilhão. Segundo Galeazzi, o valor final da transação pode até ultrapassar essa quantia.

Questionado se o conselho de administração da BRF está reunido nesta tarde para aprovar a operação, Galeazzi respondeu: "parece que sim".

Assim que os conselhos das duas empresas aprovarem a operação, um fato relevante deve ser divulgado ao mercado. "Pode ser que saia ainda hoje", admitiu Galeazzi ao ser pressionado por jornalistas sobre a operação durante a inauguração da unidade de fatiados da BRF em Tatui (SP).

A Lactalis, conhecida mundialmente pela marca Président, entrou no Brasil no ano passado, com a compra do laticínio Balkis. No mês passado, fechou a compra de parte dos ativos da LBR - Lácteos do Brasil e ganhou corpo no setor.

Com a compra dos ativos da BRF, a Lactalis pode assumir a segunda posição no mercado de captação de leite do país, atrás somente da DPA, que fornecia matéria-prima para a Nestlé, entre outras empresas.

Já para a BRF, a operação marca a saída da empresa do mercado de leite UHT e derivados. Focada em maior rentabilidade, a gestão Abilio Diniz decidiu sair da área, de margens mais baixas. Em fevereiro deste ano, a companhia anunciou que procurava uma alternativa para essa área de negócios, como a formação de uma parceria ou até mesmo a venda. As negociações com a Lactalis começaram logo depois.

OPERAÇÃO

A informação de que o grupo francês está em negociação com a BRF para a compra dos ativos lácteos da companhia foram antecipadas nesta quarta-feira (3) pelos jornais "O Estado de S. Paulo" e "Valor Econômico"

Caso a compra das 11 unidades de lácteos da BRF seja confirmada, a Lactalis terá, de imediato, 17 fábricas no Brasil e volume de produção estimado em 1,9 bilhão de litros por ano.

Além de negociar a compra de ativos da BRF, a francesa já havia chegado a um acordo com credores para comprar parte da LBR, uma das maiores companhias do mercado de leite vendido em caixas, que está em recuperação judicial.

As duas operações ainda precisam de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Caso a BRF aceite a proposta e o órgão regulador dê parecer positivo, o grupo francês irá operar no Brasil com marcas como Parmalat, Batavo, Elegê e Poços de Caldas, sendo esta última comprada da LBR e as anteriores pertencentes à empresa com a qual a Lactalis ainda irá fechar acordo.

-

Grupo Lactalis/2013
Faturamento € 16 bilhões
Número de funcionários 61 mil
Principais concorrentes Danone (França), BRF (até a confirmação do acordo)


Endereço da página: