Folha de S. Paulo


China Mobile começa a vender iPhones em 17 de janeiro

A China Mobile, maior operadora de telefonia móvel do mundo, vai iniciar as vendas de iPhones da Apple no dia 17 de janeiro, informaram as empresas neste domingo.

A operadora vai começar a registrar os pedidos de compra do iPhone 5S e do iPhone 5C (pré-venda) na próxima quarta-feira (25).

Os preços dos aparelhos previstos no contrato com a China Mobile, que vão funcionar na rede 4G da operadora, não foram divulgados.

As empresas fecharam, no início deste mês, acordo para que a operadora chinesa passe a oferecer os smartphones da Apple, o que dá à gigante de tecnologia milhões de novos clientes em potencial. A China Mobile tem mais de 700 milhões de assinantes.

"A China é um mercado muito importante para a Apple, e a parceria com a China Mobile nos dá a oportunidade de levar o iPhone para os consumidores da maior rede do mundo", disse Tim Cook, presidente da Apple, por meio de comunicado.

Atualmente, o iPhone é comercializado no país apenas pelas operadoras China Unicom e China Telecom. A China Mobile, no entanto, detém 62% da base de 1,2 bilhão de clientes de linhas móveis no país.

Ao oferecer um smartphone da Apple, a China Mobile espera atrair mais assinantes sofisticados e elevar o seu lucro líquido, que no ano passado foi apenas 15% maior do que em 2008, quando a Apple abriu sua primeira loja na China.

A participação de mercado dos iPhones da Apple no país é de aproximadamente 5%, segundo dados do segundo trimestre deste ano. A Samsung e a Lenovo são as líderes desse mercado na China, com participações de 18,5% e 9,8% respectivamente.

Segundo o centro de pesquisa IDC, mais de 450 milhões de smartphones deverão ser vendidos na China em 2014, 25% a mais que neste ano.

Em entrevista recente, Xi Guohua, presidente do conselho da China Mobile, disse que a empresa tem como meta vender de 190 milhões a 220 milhões de celulares no próximo ano.


Endereço da página: