Folha de S. Paulo


Manifestações não criticam política econômica, diz ministro da Fazenda

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que os protestos que estão acontecendo no país demandam melhorias de várias esferas de governo, mas não criticam a política econômica do governo.

Ele disse que não viu ninguém na rua reclamando de falta de emprego, como acontece nas manifestações em países europeus como Grécia e Espanha.

Oposição ataca Mantega na Câmara e sugere sua demissão

"Nas manifestações, não vi ninguém perguntando: 'cadê o meu emprego?'. Não vi ninguém falando de descontrole da economia", afirmou.

Mantega disse que "as manifestações são eventos normais numa democracia e assim devem ser encarados, com exceção de atos de vandalismo, que não podem ser tolerados".

Ele ressaltou que as manifestações têm "uma pauta extensa que se refere a várias esferas de governo, que são controladas por partidos diferentes".

Segundo ele, é natural que as pessoas demandem condições de vida melhores e os governos e o Congresso devem procurar atender esses anseios.

"Embora nós tenhamos avançado muito nos últimos anos, houve uma ascensão social de 40 milhões de pessoas para a classe média, é natural que se anseie por condições ainda melhores: que melhore a segurança, o transporte, a saúde e a educação".


Endereço da página:

Links no texto: