Folha de S. Paulo


Mantega diz que tendência é de inflação mais comportada

A inflação de alimentos está superada para o ministro da Fazenda, Guido Mantega. De acordo com ele, "o grosso da inflação, o conjunto, está caindo".

A análise foi feita pelo ministro ao anunciar a redução do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre derivativos cambiais de 1% para zero nesta quarta-feira (12).

Governo retira IOF sobre mercado derivativo de câmbio
Entenda o que são e para que servem os derivativos

"Houve preocupação da população com a inflação de fato no início do ano, principalmente em alimentos", analisou Mantega. Ele citou os produtos que sofreram um forte aumento dos preços no início do ano, como o tomate e hortaliças, e disse que "todos esses preços já caíram, assim como todo tipo de carne e açúcar".

Ao ser questionado sobre a inflação acumulada em 12 meses, o ministro afirmou que isso é olhar a inflação para trás, e "o governo está olhando para a frente". Ele disse ainda que a inflação está declinante ao longo de 2013.

Apesar da inflação, Mantega ponderou que "não acredita que a população esteja pessimista. O nível de aprovação da presidente é altíssimo, mais alto do que todos presidentes que conheço".


Endereço da página:

Links no texto: