Folha de S. Paulo


Bolsas da Europa fecham em alta após eleições italianas

As ações europeias fecharam em alta nesta segunda-feira (22) animadas com os sinais de progresso para acabar com o impasse político na Itália, o que minimizou os efeitos de novos dados corporativos decepcionantes e preocupações sobre a economia global.

O índice de Milão FTSE MIB, com ganhos de 1,66%, mostrou o melhor desempenho durante grande parte do dia, depois da reeleição do presidente da Itália, Giorgio Napolitano, após um amplo acordo entre vários grupos políticos que aumentou a expectativa de um fim para dois meses de entrave que sucederam eleições inconclusivas.

O principal índice de ações europeu, o FTSEurofirst 300, fechou em alta de 0,16%, para 1.155 pontos. Na semana passada, o indicador caiu 2,4% --o pior desempenho semanal desde novembro-- afetado por lucros fracos das empresas e por sinais de desaceleração econômica.

O índice passou grande parte do pregão em território positivo, recuperando em determinado momento das quedas da semana passada.

Mas muitos destes ganhos evaporaram posteriormente, depois da divulgação de dados mais fracos do que o esperado nas vendas de moradias usadas nos Estados Unidos e com a redução da estimativa de lucro para 2013 da Caterpillar Inc., a maior fabricante mundial de equipamentos de construção e mineração.

Embora o cenário mais amplo permaneça sendo de preocupação, fortes medidas adotadas pelos bancos centrais globalmente para afrouxar a política monetária persuadiaram alguns investidores a manterem uma posição otimista em relação aos mercados acionários.

"Quando nós estamos em um ambiente global que está provendo tanta liquidez... É muito perigoso apostar contra a tendência de alta dos preços de ativos de risco", disse o chefe de estratégia de ações do Exane BNP Paribas, Ian Richards.

Em Londres, o índice Financial Times recuou 0,09%, a 6.280 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,24%, para 7.478 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 ficou estável, em 3.652 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve alta de 1,66%, para 16.021 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 expandiu 1,42%, a 8.027 pontos. Já em Lisboa, o índice PSI20 valorizou-se 0,57%, para 5.852 pontos.


Endereço da página: